Aplicação-Reiki-1040-x-400-1040x400

 

O que é o Reiki?

O Reiki é um conhecimento que surgiu no Japão há quase um século e, hoje, está difundido em todo o mundo. Por meio do Reiki, aprendemos como podemos nos harmonizar pela imposição das mãos, visando o equilíbrio e ativação de nossas energias individuais. Aprendemos também a meditar e conforme o nível que o praticante se encontra, estuda-se outras técnicas que abrem novas possibilidades terapêuticas e de autoconhecimento. Sua simplicidade e beleza permite que todos possam aprender e praticar o Reiki.

Um ponto importantíssimo a ser dito, é que a terapia complementar, holística, não substitui qualquer tratamento convencional. O comum é que a pessoa busque o tratamento convencional e alie a terapia Reiki para auxiliar no tratamento. Jamais deixe de procurar um médico para tratamento de uma enfermidade e muito menos suspenda medicações por conta própria.

É importante ressaltar que o Reiki não é religião ou culto. Cada praticante dessa bela arte é livre para fazer suas próprias descobertas através do estudo e vivência no Reiki. Além disso, é uma ferramenta muito valiosa para nos auxiliar em nossa realização pessoal e felicidade, independente da crença que se siga. Nos conduz à nossa verdadeira natureza, e estimula o florescimento de  nossos aspectos mais elevados. Para isso não é necessário acreditar, simplesmente vivenciar todos os benefícios que o Reiki nos traz, atuando no alívio dos sintomas bem como nas causas dos problemas.

Atualmente as práticas integrativas e complementares são recomendadas pela OMS e o Terapeuta Holístico no Brasil tem sua ocupação reconhecida no Cadastro Brasileiro de Ocupações, havendo diversas entidades de associação.

Um Relato Pessoal

O que é o Reiki? Quando tive meus primeiros contatos com o Reiki a resposta dessa pergunta era muito mais simples do que é hoje. No início de 2010 quando fui convidado por uma amiga a fazer o curso de nível I em Reiki, realmente eu não tinha a menor ideia do que era. Seria uma filosofia? Seria uma técnica? Mesmo sem saber o que aquilo significava, aquela aura mística e transcendental me atraiu e como curioso buscador que sou, respondi afirmativamente ao convite e somente depois fui procurar saber mais sobre aquilo. Após algumas pesquisas superficiais me foi muito fácil defini-lo: uma técnica de cura natural através da imposição das mãos. Que proposta fantástica! Mas logo o significado do Reiki iria começar a aprofundar-se de tal maneira que até hoje como Mestre Reiki continuo aprendendo e me surpreendendo. A aura mística aos poucos foi dando lugar há algo com processos bem determinados, teoria simples e consistente, vivências maravilhosas e resultados que a ciência começa a comprovar. Também percebi que o Reiki não é religião, e que qualquer pessoa pode se beneficiar desse saber, independente de sua vertente religiosa.

Com o passar do tempo percebi que o Reiki estava além de somente uma técnica de cura natural, mas também representava uma filosofia de autoconhecimento, paz e harmonia. Em seguida, além de técnica e filosofia, o Reiki tornou-se para mim um caminho de aprimoramento contínuo, bem estar e felicidade.

O Reiki é uma das terapias integrativas e complementares mais utilizadas no mundo. A terapia contribui para a promoção da saúde integral e para o autoconhecimento. Dentre seus benefícios podemos citar o auxílio na redução da ansiedade, do estresse, da insônia e depressão, além do favorecimento de fatores imunológicos e da qualidade de vida.

Como surgiu o Reiki?

Há aproximadamente um século viveu no Japão um homem chamado Mikao Usui. Esse senhor após grandes estudos, práticas, viagens e vivências teria redescoberto uma forma de se trabalhar com a energia vital universal, bem como técnicas de iniciar outras pessoas, abrindo gradualmente seus centros energéticos vitais ao longo dos cursos ao mesmo tempo sintonizando-os para que pudessem receber tal energia de modo mais intenso ao que era necessário a si mesma. Desse modo sendo vitalizado e tendo um excedente, seríamos capazes de transmiti-la a outros, auxiliando-os também no seu processo de reequilíbrio.

Como funciona?

O Reiki atua energizando e auxiliando no equilíbrio do ser humano em vários níveis simultaneamente:

  • No nível físico
  • No nível emocional
  • No nível mental
  • No nível energético

Pode ser aplicado de diversas maneiras de acordo com o nível em que o praticante se encontra.

Ao promover-se a reconexão com a energia Reiki, através de uma sintonização promovida por um mestre habilitado, a pessoa passa a ser capaz de canalizar o Reiki e transmiti-lo para beneficiar a si mesmo e aos outros.

Ao praticar essa técnica devemos nos colocar o mais relaxados quanto possível, sem expectativas para si ou para o receptor. Devemos atuar com humildade, nos colocando à disposição da Sabedoria maior, para que tudo se processe da melhor maneira em cada situação, de modo que aconteça aquilo que for melhor para o caminho evolutivo de cado um. Muitas vezes nos deparamos com reikianos que tem expectativa quanto a ter percepções, intuições, visões, mas nossa postura deve ser apenas a de um instrumento, um canal de Amor, Luz, Paz e Cura, sem deixar que nosso Ego crie obstáculos para o rio cristalino que fluirá através de nós.

Do mesmo modo que um meio mais concentrado em contato com um meio menos concentrado de fluidos, por uma lei de equilíbrio natural ocorrerá um fluxo de harmonização entre as duas partes, o contato entre o Reikiano e o receptor representa o contato entre um meio mais saturado pela energia que é canalizada pelo Reikiano, e que flui para o receptor. Acreditamos pela nossa experiência que essa energia favorece de maneira considerável a capacidade de autocura física daquele que recebe o Reiki. Notamos comumente na prática do Reiki e em pesquisas já realizadas que um grande benefício também é proporcionado no auxílio a tratamento de questões emocionais.

A palavra Reiki significa Energia Vital Universal, que é uma energia fundamental para nossa existência, vitalidade e equilíbrio. É a energia primordial, sem polaridades, que está no princípio das coisas.

Se o Reiki é uma Energia Universal, qual a necessidade de receber Reiki?

A questão é que comumente nos encontramos com a capacidade limitada para absorção dessa energia fundamental devido a bloqueios, tensões do dia a dia, estresse, problemas emocionais diversos e desarmonias físicas. Nesse sentido, o tratamento e principalmente a iniciação Reiki tem um sentido de reconexão com a fonte abundante, infinita, e com nossa própria capacidade de atingir um estado de harmonia e saúde.

O Reiki estimula fortemente os processos de autocura, equilíbrio, autoconhecimento e a descoberta pela experiência pessoal da unidade na diversidade. É o contato com a Fonte, que nos conduz à Sabedoria intuitiva e Amor incondicional.

Confira nossa agenda de cursos:

 

botao-vermelho-agenda